ESG
Aceleramos para um mundo mais verde e com mais oportunidades
Tudo o que nós fazemos é pensado para gerar valor e oportunidades para os negócios, para as pessoas e para o meio ambiente.

Gerar valor, para nós, é atuar com ética, transparência e sustentabilidade. Um caminho que traçamos para crescer como empresa, como agente transformador e como protagonistas de uma transição energética justa.
Nosso projeto é para hoje, mas nossa visão é sempre de longo prazo
A Acelen Renováveis está amparada nos pilares ESG (ambiental, social e de governança corporativa), alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e comprometida com um mundo melhor e com oportunidades para todos.
Oportunidade que gera prosperidade
Oportunidade que gera prosperidade
Com a implementação de uma nova cadeia produtiva, da germinação de sementes até a distribuição dos combustíveis, vamos gerar até 85 mil empregos e nos tornar um vetor de desenvolvimento socioeconômico, principalmente para as comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O impacto social da Acelen pode chegar a US$ 40 bilhões
A macaúba será um vetor de desenvolvimento em regiões de vulnerabilidade social
Além de recuperar as pastagens degradadas, o cultivo de macaúba será um importante vetor de desenvolvimento social, transformando a vida de milhares de famílias que hoje não têm acesso à tecnologia e investimentos e, por isso, sofrem para tirar renda e subsistência de terras com solos exauridos e improdutivos.

Estima-se que todos os benefícios socioeconômicos para as populações vulneráveis poderão resultar em um impacto de US$ 40 bilhões, promovendo a transformação social e o aumento no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Programa de Agricultura Familiar e Pequenos Produtores
A agricultura familiar e os pequenos produtores desempenham um papel estratégico para a segurança alimentar no Brasil e no mundo. Nosso trabalho é garantir que essas famílias tenham renda estável e façam parte de uma cadeia sustentável.

Para resolver esse problema e incentivar a participação desses grupos, vamos destinar 20% das áreas de plantio para parcerias com programas de agricultura familiar e de pequenos produtores.

É um incentivo que também contará com acesso a financiamentos e capacitação para o cultivo consorciado da macaúba com outras culturas complementares.
Cultivo da macaúba:
uso do solo
Manejo sustentável da macaúba
alimento para a biodiversidade
em ecossistemas degradados.
Compromisso de não desmatamento e de sim para a proteção ambiental
Vamos instalar processos de governança e rastreamento com inteligência artificial para identificar áreas sem desmatamento recente (não depois de 2007) e garantir ao nosso cultivo o cumprimento integral da regulamentação brasileira.

O Código Florestal define que de 20% a 35% das áreas de cultivo devem ser destinadas a preservação da vegetação nativa. Assim, as florestas de macaúba vão se integrar às áreas de proteção ambiental, promovendo o aumento da biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema.