A Acelen Renováveis tem orgulho de anunciar que participará da campanha Reuters VISION 2045. VISION 2045 reúne séries de várias organizações que impulsionam uma mudança sistemática através dos seus serviços e conhecimentos, implementando princípios de ação sustentável e impacto social no centro de suas operações.
A Acelen Renováveis está se posicionando na vanguarda da transição energética global, aproveitando o potencial da Macaúba. A pequena semente nativa do Brasil está pronta para revolucionar o mercado de biocombustíveis nos próximos anos. Com um alto potencial energético, produzindo até sete vezes mais óleo do que a soja, e baixo consumo de água e insumos, a Macaúba é a aposta da Acelen Renováveis para produzir mais de 1 bilhão de litros por ano de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e Diesel Renovável (HVO), a partir de 2026, com uma redução de 80% nas emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia produtiva.
Apresentada ao mundo na COP28, a Acelen Renováveis é a empresa de energia renovável da Mubadala Capital, uma empresa global de gestão de ativos com sede em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, criada para participar ativamente da transição energética global.
Impacto Econômico e Social
Com um investimento inicial de 12 bilhões de reais, a Acelen Renováveis espera um impacto positivo na economia de 85 bilhões de reais até 2035, a geração de 90.000 novos empregos e o fortalecimento da agricultura familiar. O projeto prevê o cultivo de Macaúba em 200.000 hectares de terras degradadas no Brasil, mais especificamente nos estados da Bahia e Minas Gerais.
Declaração do CEO
“Vamos produzir o combustível do futuro no Brasil, em um projeto ‘totalmente sustentável’: economicamente, socialmente e ambientalmente. Estou muito feliz em poder dizer que a Acelen Renováveis tem um projeto com potencial para liderar a transição energética global”, afirma Luiz de Mendonça, CEO da empresa.
Inovação e Tecnologia
Para produzir sementes e mudas de alta qualidade, a Acelen Renováveis vai instalar um Centro de Inovação e Tecnologia Agroindustrial (CITA) em Minas Gerais. O refino será realizado na biorrefinaria a ser construída na Bahia, onde também será implementado um hub de inovação.
Parcerias Estratégicas
“Trabalhamos de forma integrativa, liderando e abrindo novos caminhos para trazer uma alternativa energética sustentável e viável para o mundo. Para isso, estamos montando um ecossistema com soluções agrícolas, composto por instituições de pesquisa, universidades, e hubs de inovação nacionais e internacionais, que contribuirão para o desenvolvimento do agronegócio”, diz Marcelo Cordaro, COO da empresa.
Conclusão
Este projeto pioneiro consolidará a Acelen Renováveis como um dos principais produtores de biocombustíveis do mundo, liderando a transição energética e gerando impacto econômico, social e ambiental relevante.
Veja o vídeo completo em @AcelenRenewables
Saiba mais sobre Vision 2045 em https://www.reuters.com